Técnicas de Manutenção Preditiva – Análise de Vibração

por | mar 7, 2018 | Glossario de ativos | 0 Comentários

Técnicas de Preditiva – Análise de Vibração

A deterioração do funcionamento de um equipamento muitas das vezes se dá através da modificação da “distribuição de energia vibratória”, tendo freqüentemente como conseqüência o aumento do nível de vibrações. Obtendo-se a evolução desse nível é possível obter informações muito úteis sobre o estado do equipamento.

Pode-se, graças a captores colocados em pontos particulares, registrar as vibrações transmitidas pela estrutura ao equipamento e, com sua análise, identificar a origem dos esforços aos quais ela está submetida.

Dessa forma, assim que se obtém a “assinatura vibratória” do equipamento quando novo ou classificado como em bom estado de funcionamento, poder-se-á, por comparação, verificar a evolução de seu estado ou identificar o aparecimento de esforços dinâmicos novos, consecutivos a uma degradação em processo de desenvolvimento.

Podem ser avaliadas em três níveis:

  • Medição do Valor Global – Método de análise aproximado do sinal, que faz abstração do parâmetro freqüencial, mensurando a amplitude avaliada de diferentes formas.
  • Técnica da ressonância – Cada subconjunto do equipamento possui uma freqüência própria crítica de ressonância, que é função de múltiplos parâmetros. Se uma excitação qualquer possuir uma freqüência próxima daquela de ressonância, um pico aparecerá no espectro. Os equipamentos são sempre projetados para que tais freqüências de ressonância não se verifiquem em regime normal de funcionamento.
  • Análise em Freqüência – Espectral (Análise onde o nível amplitude/tempo é convertido em nível amplitude/freqüência.)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fracttal 650x650
tubotech 650x477
fracttal 750x120